Buscar
  • Taille Consultoria

Já organizou a Projeção Financeira de sua empresa para 2021? Dicas para não errar!

Atualizado: Jan 12



A projeção financeira é uma ferramenta de gestão muito importante para o desenvolvimento de sua empresa, especialmente agora diante do cenário incerto de 2021.

Com o ano iniciando, planejar as rotinas financeiras de 2021 é a maneira mais inteligente de impulsionar o crescimento do negócio.


Se a sua empresa busca resultados melhores no próximo ano, é imprescindível elaborar uma projeção financeira. Se está sendo impactada pela pandemia da Covid-19, prever o novo ano financeiro pode parecer difícil à primeira vista.


Porém, fazer a projeção financeira da empresa vai ajudá-lo a entender a situação atual e quais são as expectativas para um futuro próximo.


Preparado para começar a projeção financeira da sua empresa para 2021?

Continue lendo e confira as principais dicas para elaborar sua projeção.


O que é Projeção Financeira?


A projeção financeira é uma ferramenta que descreve as entradas (receita) e os gastos (saídas) de uma empresa para um determinado período de tempo.


Como falamos acima, ter uma projeção demonstra que o dono do negócio sabe o que pode impulsionar o crescimento da empresa.

A projeção financeira exige bastante cuidado e critério na hora de projetar para ser o mais preciso possível, para isso sua empresa pode contar com a Taille Consultoria, com uma vasta gama de conhecimentos já concretizados, ajudando diversos empreendimentos a realizarem sua projeção futura.

A saúde financeira de qualquer empresa depende de organização. Por isso, uma boa gestão do fluxo de caixa é o que vai garantir que o negócio cumpra as obrigações, honrando seus compromissos financeiros e pagando fornecedores e funcionários em dia. Além, é claro, de poder ter controle para investir no crescimento da empresa.


Quais são as etapas da projeção para empresas?


Vamos analisar o Histórico da Receita


Para começar a fazer a projeção financeira da empresa é importante ter uma base para eliminar o “achismo” desse processo.

Como 2021 poderá ser um ano atípico como o de 2020, esse entendimento se faz ainda mais importante.

Então reúna os dados relativos a receita da empresa (tudo que entrou no caixa) que inclui as vendas realizadas e outras fontes de receita.



Descrever as despesas Fixas e Variáveis


Outra base importante da projeção financeira é saber as principais saídas do negócio. As despesas fixas são aquelas que o pagamento não pode faltar: fornecedores, aluguel, salários, contas em geral (água, luz, internet, entre outros), etc.


Já as despesas variáveis também devem ser incluídas como comissões, investimentos em marketing, impostos, etc.


Estudar o Fluxo de Caixa!


O fluxo de caixa é importante para fazermos uma projeção financeira consistente. Durante o ano, ele pode ser analisado diariamente, semanalmente ou mensalmente, a frequência varia de negócio para negócio.


O fluxo de caixa é o cálculo de tudo que entra e sai do caixa da empresa durante um determinado período.


Por isso, é um termômetro para analisar a eficiência da projeção ao longo do ano, ou seja, além de estudar o fluxo de caixa do ano anterior, em 2021 é fundamental não tirar o olho dessa movimentação.


Tenha critério ao definir os próximos investimentos!


O crescimento de uma empresa depende de investimentos, principalmente aqueles ligados à inovação, que tornam os processos do negócio mais eficientes. Afinal, é a partir de decisões como essas que a empresa passa a ter melhores resultados.

Por isso, quando falamos em criar uma projeção financeira para todo o ano, é preciso considerar também os investimentos. Mas é importante ter critério para defini-los, cuidando para que não coloquem em risco o patrimônio da empresa.

Ou seja, termos cautela com as possibilidades de investimentos, mesmo que surjam oportunidades aparentemente imperdíveis. A intenção é não comprometer os pagamentos dos fornecedores, dos funcionários e até mesmo algum investimento que a empresa tenha feito anteriormente.

Avaliamos a saúde financeira da empresa antes de decidir por qualquer novo investimento, considerando todos os compromissos que o seu negócio já assumiu.


Vamos elaborar sua projeção financeira para 2021!


Agora que você já sabe o que considerar para fazer sua projeção financeira, pode começar a planejar o caminho do seu negócio para superar os desafios desse novo ciclo.

Para isso, você pode ter apoio de uma consultoria com os especialistas de consultoria empresarial da Taille Consultoria, faça sua solicitação e estaremos prontos para auxiliar.

166 visualizações0 comentário

©2017 TAILLE - Consultoria Financeira e Tributária  I  Todos os direitos reservados.